terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Zombie (1976) - Fela Kuti


1. Zombie
2. Mr. Follow Follow
3. Observation Is No Crime

Fela Kuti, é dos asrtistas mais emblemáticos da história da música mundial. Nascido em Lagos, capital da Nigéria, foi um dos músicos mais importantes do país e sua música foi fundamental para o momento histórico que a Nigéria vivia nas décadas de 60 e 70. No início da segunda metade do século XX, o continente africano se "livrava" da colonização inglesa, que se iniciou no fim do século XIX. Com quase 100 anos de exploração e submissão, Fela Kuti era ponta de lança na luta pelas tradições africanas - principalmente iorubá - contra a má influência britânica e também os novos opressores que ascendiam num momento de instabilidade política na Nigéria.Chegou a criar em Lagos uma república, a República Kalakuta, com leis próprias que contrapunham ao estabelicido no país, além de criar um partido, o Moviment of the People, e se candidatar a presidência da República.

É nesse contexto que nasce Zombie, um dos discos mais famosos de Fela. Lançado em 1976, a situação do cenário da época é descrito com maestria, além de convocar pra luta para transpôr a opressão sofrida e conclamar a união do povo africano. O afrobeat, que tem em Fela um dos seus criadores, é a música que acompanha a guerra, uma mistura enérgica entre jazz e música tradicional iorubá. Em vários discos do artista e também em outros expoentes do afrobeat, além da música africana e norte americana, é possível notar também traços da música negra feita na América Central e do Sul, como o reggae, a salsa e mesmo o baião, criado pelo centenário Luiz Gonzaga. Assim como nós, nossa cultura também nasceu do outro lado do Atlântico.
Pra ouvir, Zombie, clique aqui!


Pra saber um pouco mais da história de Fela e sua música, há o excelente "Music is Weapon", documetário lançado em 1982.